UFSC

CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE
ATUAM COM USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS E SEUS FAMILIARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

O CRR UFSC

O CRR UFSC – Centro Regional de Referência para Formação de Profissionais que Atuam com Usuários de Crack e Outras Drogas e Seus Familiares, da Universidade Federal de Santa Catarina – é um projeto elaborado por docentes desta universidade com o objetivo de oferecer treinamento na área crack e outras drogas para profissionais dos setores da Saúde, Assistência social, Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública da Grande Florianópolis.

 

Esta iniciativa tem o apoio do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), e integra o Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma medida de âmbito federal e que recentemente levou à pactuação do programa “Crack, é possível vencer”, entre as esferas do Governo Federal, Governo do Estado e Governo Municipal de Florianópolis para a implementação de várias ações intersetoriais .

 

O impacto do uso de crack/cocaína na população brasileira, particularmente na última década, tem chamado a atenção para os graves prejuízos decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas em nosso país. Danos físicos e psicológicos, ruptura de referências sociais ligadas à escola e ao trabalho, desestruturação familiar, delinquência e aumento da mortalidade juvenil são exemplos das consequências deste grave problema de saúde pública. Diante de um fenômeno complexo e disseminado, as medidas para o seu enfrentamento demandam a participação de vários setores da sociedade. Neste sentido, é imperativo que os profissionais que atuam com usuários de crack e outras drogas, em diversas áreas, sejam preparados para uma intervenção baseada no melhor entendimento deste problema.

 

A expectativa é melhorar a formação dos profissionais para a adequada abordagem aos usuários de crack e outras drogas e seus familiares e produzir uma mudança positiva neste cenário de sérios prejuízos, que busque a otimização das ações em direção a um resultado mais efetivo junto a esta população, de melhoria da sua qualidade de vida e de reinserção social.

 

 

 

CRR UFSC  2013-2014

 

As atividades do CRR UFSC para o período 2013-2014 contaram com o treinamento de aproximadamente duzentos profissionais oriundos principalmente de Florianópolis, São José e Palhoça, além de outros municípios do estado, das áreas da Saúde, Assistência Social, Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública. Com sete turmas concluídas, dois simpósios realizados, cada um com aproximadamente cem pessoas, um manual impresso editado e um website em funcionamento, acreditamos ter chegado ao fim deste ciclo de atividades com o cumprimento do objetivo de melhoria da formação profissional para quem atua com usuário de álcool e outras drogas, dentro de parâmetros científicos, em sintonia com as políticas públicas, os grandes debates atuais neste campo e as demandas locais. Vale ainda citar a pesquisa que teve como objetivo avaliar a evolução do conhecimento técnico entre os diversos tipos de profissionais treinados e a atitude dos mesmos, ao final do treinamento, diante dos principais temas envolvendo a assistência aos usuários de álcool e outras drogas.

 

Gostaríamos também de destacar que este primeiro trabalho do CRR UFSC, não obstante as dificuldades e as limitações na sua elaboração e condução, deixou o caminho aberto para a ampliação e o aprofundamento da tarefa de melhorar a formação profissional na área de álcool e outras drogas, assim como o incremento na produção de conhecimento, na interlocução com os diversos agentes locais e na participação de ações que busquem uma melhor integração entre os vários setores sociais envolvidos.